quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mania de Recordar - Lembranças dos tempos do primário

O Mania de Recordar e o Coisa Velha trazem agora algumas lembranças bem legais dos tempos que você estudava no primário! Tempos que você gostava de alguém e tinha vergonha de contar, os meninos eram inimigos declarados das meninas e ninguém tinha preocupação nenhuma na cabeça, exceto terminar a lição de casa correndo pra poder assistir os desenhos na TV. 


Vai me dizer que no primário você não pegou piolho dos seus amiguinhos da escola, hein? Ahhhh, o duro não era aguentar a coceira, era aguentar a mamãe passando o pente fino na sua cabeça e arrancando seu coro cabeludo como num filme do Jason na Sexta-feira 13.

As menininhas tinham aquelas agendas cheias de declarações das amiguinhas e clipes de todas as cores. Sem contar que muitas guardavam papel de bala do menino que gostavam e a agenda/diário ficava maior que a enciclopédia Barsa

Estas balinhas eram o maior sucesso na cantina da escola. Lembro que muita gente comprava e falava que tava tomando remédio. E detalhe, as balas tinham cores diferentes, mas o gosto era tudo igual. Inclusive, até hoje não sei qual o sabor deste gosto. Era tipo gosto de nada. 

Os estojos de madeira eram clássicos dentro das maletinhas escolares. Estes ai eram frágeis pra caramba, era só cair da carteira e plaft! Nunca mais dava pra montar.

A cola Tenaz que deveria ser utilizado na aula de educação artística era mais utilizada para você passar na sua mão e depois que secava, você tirava como se sua pele estivesse descamando. Enquanto isto, a aula seguia e depois você não sabia porque não tinha entendido nada dos problemas de matemática. 

Este estojo era sonho de consumo, principalmente das meninas. Apesar de existirem versões para meninos, as menininhas que gostavam deste tipo de estojo. Era caro, então só algumas que tinham, motivo de inveja geral na classe. Todo mundo queria apertar os botões e claro, não aguentava. Em pouco tempo já tava tudo quebrado.

As borrachinhas coloridas também eram sucesso entre as meninas. O único problema é que estas borrachas coloridas não apagavam. Ou até apagavam o que você tinha escrito mas deixavam uma enorme borrão cinza na sua folha.

As canetinhas Sylvapen também eram sucesso os alunos do primário. Lembro que tinha uma canetinha que diziam que apagava. Outra lenda das brabas. Você passava a tal canetinha e ficava tudo borrado também.

Aprender a escrever já era complicado. Aprender a escrever num caderno de caligrafia, deixava as coisas no nível hard. 

Tabuada era o terror da molecada. Ai veio algum esperto e inventou o lápis com tabuada. Sucesso total! Todo mundo tinha o seu. Este lápis era o terror dos professores nas provas de matemática. O problema era que as tabuadas desapareciam conforme você apontava o lápis. 

Estes plásticos quadriculados eram utilizados para encapar cadernos, livros e também para forrar sua carteira escolar. Lembra?

Pois é, além de fazer a prova, você ainda tinha que levar a folha de papel almaço. Quantas vezes você esqueceu de avisar a mamãe e acabo não levando pra escola. Sempre tinha algum amiguinho prevenido pra arrumar uma folha emprestada.

Todo começo de bimestre tinha que fazer vaquinha e levar pra professora álcool e papel estencil pra ela fazer cópias dos desenhos que você ia colorir e também copiar as provas. Tinha vezes que as cópias chegavam fresquinhas, cheirando a álcool. A lenda diz que muita gente já demonstrou nesta época que seriam bons pinguços no futuro.


Todo mundo tinha lancheira. Sempre ia um pão de forma com alguma coisa, uma fruta e um Toddynho, Yakult, sei lá. Minha mãe colocava banana, na hora do recreio a casca dela já tava toda preta nos dias de calor.

A maletinha escolar ninguém esquece. Na saída da escola era a molecada correndo e a maleta na mão ou nas costas balançando e misturando todos os lápis de cor do estojo.


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Vanessa Souza disse...

Todas as fotos me trazem lembranças dessa época! e que época boa!!

Unknown disse...

Como vcs conhecem minha história de infância hem?

Tatiana França disse...

Incrível como lembro de TODOS esses produtos e as legendas perfeitas!!! Adorei. Parabéns!

Tatiana França disse...

Incrível como lembro de TODOS esses produtos e as legendas perfeitas!!! Adorei. Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares