terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mania de Recordar - 10 curiosidades sobre o Orkut


Por Marcel Agarie | Twitter: @Agarie | Facebook: Marcel Agarie | Instagram: Marcel Agarie

Quem diria que um dia veríamos o fim do Orkut? Na época, lançamento, febre total, amigos interligados. Você tinha que receber um convite de algum amigo pra entrar na panela senão não podia ter seu cadastro na rede social. Aos tempos foi caindo em desuso, muita gente reclamando, mas não podemos negar que foi uma fase incrível de nossas vidas. 

Abaixo, 10 curiosidades desta rede social que marcou nossas vidas que li na Época online e reproduzo pra vocês.



1- A primeira comunidade do Orkut foi criada cinco dias antes de o site ir oficialmente ao ar. Chamava-se Universidade de Stanford e foi criada por Orkut Büyükkökten no dia 19 de janeiro de 2004 sob o endereço orkut.com/Community.aspx?cmm=1 (o número indica a posição da comunidade em relação às demais criadas até então).

2- A atual CEO do Yahoo Marissa Mayer trabalhava no Google na época da criação do Orkut e participou do projeto, ajudando até a escolher o nome do site.

3- No começo, só conseguia entrar no Orkut quem recebesse o convite de alguém cadastrado nele. Depois, cada usuário podia chamar até 10 amigos. Isso ajudou o site a ganhar fama de exclusivo e gerar curiosidade entre os internautas.

4- Antes de o Tinder sequer sonhar em existir, o Orkut já ajudava paixões platônicas a se concretizarem. O crush list era uma opção no perfil, a qual qualquer outro usuário poderia clicar para demonstrar que estava interessado no dono da página. Se esta retornasse o gesto, o Orkut enviava uma mensagem para os dois, confessando a paixonite mútua.

5- Você lembra da Katilce? Ela foi uma das famosas por cinco minutos nascidas no Orkut. Em um show da banda de rock U2 em São Paulo, no ano de 2006, o vocalista Bono Vox escolheu uma fã na plateia para subir ao palco e cantar com ele a música "With or without you". Ele perguntou seu nome, ela respondeu Katilce e seguiu dançando e se emocionando cheia de pose ao lado do irlandês. Os espectadores, que assistiam pela televisão à cena, logo encontraram a página da moça no Orkut e a história toda repercutiu. Em uma semana, sua página de scraps recebeu mais de 3 milhões de mensagens.

No momento do beijo da Katilce, fiz esta foto zuando e joguei no Orkut na época. Esta minha foto bombou o planeta, viralizando no Orkut e por e-mail. Saiu em destaque em vários sites, blogs e até em programas de TV como o Pânico.

6- Em julho de 2007, estreava o blog Pérolas do Orkut, que ficou famoso ao compartilhar os maiores absurdos encontrados pelas páginas da rede social.

7- Em setembro de 2009, Orkut e Facebook se “bicaram” pela primeira vez quando a marca de Zuckerberg começou a ensinar seus usuários a procurar seu amigos do Orkut dentro do Facebook, estimulando a migração entre as duas redes sociais.

8- A comunidade "Eu odeio acordar cedo" contava em 2009 com mais de 6 milhões de membros e era a mais populosa dentro da rede social. Em julho daquele ano, seu criador João Paulo Mascarenhas a vendeu por um valor estimado entre R$ 3 mil a R$ 5 mil.

9- Em junho de 2010, a marca de brinquedos Estrela descobriu uma comunidade do Orkut que homenageava o Ferrorama, um trenzinho vendido por ela entre os anos 1970 e 1980. A fabricante propôs um desafio aos fãs da página – se conseguissem levar o trem para a Espanha e deixá-lo percorrer 20km com a ajuda de 110 metros de trilho, o produto voltaria às lojas. Foi o que aconteceu.

10- O Google costumava comemorar o aniversário do Orkut todo ano por meio de um post divertido. Mas, conforme a página foi perdendo fama, a tradição também começou a se apagar. A última foi em 2012 – sendo que no ano passado e neste, a data foi ignorada pela equipe do site.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares