quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mania de Casal - Mitos e verdades sobre a “Barriga de Aluguel”



Casais brasileiros com dificuldade ou impossibilidade de gravidez têm recorrido a métodos alternativos para realizar o sonho de ter filhos e constituir uma família. Uma das opções bastante procurada é a Gestação por Substituição, popularmente conhecida por “Barriga de Aluguel”.

Somente nos últimos cinco meses, cerca de 150 casais brasileiros interessados procuraram aagência internacional, Tammuz, com sede em Israel, especializada em Gestação por Substituição, em busca do sonho de ter filhos. A crescente demanda, inclusive, motivou odiretor da empresa, Roy Rosenblatt-Nir, a trazer a agência para o país.

Abaixo, Roy esclarece as principais questões, mitos e verdades sobre “Barriga de Aluguel”:

Qual a melhor definição/conceito para “Barriga de Aluguel”?
O termo correto é Gestação por Substituição. O conceito é de uma mulher saudável disposta a ajudar um casal ou indivíduo para conceber um filho biológico deles (do casal ou de um deles), caso os mesmos não possam ou não consigam ter um filho por vias naturais. Ainda que na maioria dos casos haja o fator solidário, pela gestação a mulher é remunerada.

Um mito muito comum existente na Gestação por Substituição diz respeito ao vínculo genético da gestante com a criança. Não existe qualquer vínculo genético.

Para quem essa alternativa é indicada?
O processo de Gestação por Substituição é indicado para qualquer casal ou indivíduo que não consegue ou não tem possibilidade de conceber um filho. É indicado, inclusive, para casais homoafetivos formado por dois homens, casais onde a mulher não pode engravidar por algum motivo, homens solteiros e mulheres solteiras que não podem ou, por alguma razão, não querem engravidar.

Quais são os passos do tratamento?
Caso não sejam usados os óvulos da própria cliente, o processo se inicia com a escolha de uma doadora de óvulo. Essa doadora pode ser uma amiga ou parente da cliente ou, ainda, ser selecionada através de um banco de óvulos internacional.

Etapa definida, é feita a coleta do espermatozoide e dos óvulos. O procedimento é realizado em clínica nos Estados Unidos ou no Nepal.

As próximas etapas são a inseminação in vitro, o implante dos embriões no ventre da barriga de aluguel e a gestação, com acompanhamento permanente da clínica de reprodução, até o momento do parto.

Após o parto, ocorre um curto processo burocrático, necessário para a nacionalização do bebê.

Em quais países no mundo o procedimento de “Barriga de Aluguel” é legalizado? O que diz a legislação brasileira sobre o tema?

No Brasil, a “Barriga de Aluguel” ou Gestação por Substituição é permitida somente em casos em que a barriga solidária, não remunerada, seja de uma parente até o quarto grau.

O processo solidário ou comercial é legalizado em vários países do mundo como na Índia, Inglaterra, Rússia, Ucrânia, Geórgia e Israel. Poucos, entretanto, permitem hoje o procedimento para estrangeiros sem limitação de orientação sexual ou estado civil. Os principais países que aceitam são os Estados Unidos, Canadá, Nepal, e o estado de Tabasco, no México.


Como os futuros pais escolhem as doadoras e/ou as mulheres que serão “Barriga de Aluguel”? Qual o papel da Tammuz neste processo?

A doadora de óvulos é escolhida através do site de um banco de óvulos que fica na África do Sul, nos Estados Unidos ou no Nepal. Os sites contêm centenas de perfis que incluem fotos, histórico médico, dados físicos e histórico familiar da possível doadora.

A Tammuz auxilia a escolha da "Barriga de Aluguel"; nos Estados Unidos por meio de uma entrevista e, no Nepal, através de um processo seletivo. Em ambos os locais, a empresa cuida de todo os trâmites.

O fato de a gestação ser feita por “Barriga de Aluguel” provoca algum tipo de diferença na saúde da criança?

Nenhum. As “Barrigas de Aluguel” se comprometem a manter um estilo de vida adequado ao de uma mulher gestante. São orientadas referente à alimentação, uso de medicamentos, prática de esportes e veto às substâncias proibidas.

No Nepal, as “Barrigas de Aluguel” moram perto da clínica de reprodução e a gestação é monitorada, de acordo com um protocolo estrito de exames. Vale lembrar que a saúde do bebê e da gestação é de interesse da “Barriga de Aluguel” tanto quanto dos pais.

Existe algum tipo de acompanhamento psicológico para a “Barriga de Aluguel? E para os futuros pais?

No Nepal, onde temos levado os mais recentes processos de Gestação por Substituição, a “Barriga de Aluguel” fica em contato muito próximo, muitas vezes diário com a equipe da Tammuz. Assim, a equipe de médicos e de assistência social monitoram não somente a saúde física como a saúde mental também.

Os futuros pais recebem da empresa orientações e conselhos referente aos aspectos psicológicos envolvidos em todo o processo.

Há alguma relação dos pais com a “Barriga de Aluguel” antes, durante e depois do nascimento da criança?

Depende de onde é realizado o processo. Nos Estados Unidos há uma relação, até próxima, entre os futuros pais e a “Barriga de Aluguel”, desde a escolha da mesma até o parto, podendo permanecer depois, se assim for de interesse e desejo das partes. Já no processo realizado no Nepal, normalmente não há qualquer relação antes ou durante a gravidez, o que se explica pelas barreiras do idioma e de cultura. Porém, caso os futuros pais queiram criar essa relação, não existe empecilhos.

Vale ressaltar que, em muitos casos, depois do parto os pais pedem para conhecer a “Barriga de Aluguel”, a fim de agradecê-la. Desse encontro saem momentos muito emocionantes e especiais.


Fonte: Roy Rosenblatt-Nir, diretor da agência Tammuz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares