quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mania de Casal - Apaixonados para sempre?


Resumo Palestra Autímio Antunes / Ser Família - em 25.05.2011


O segredo de uma boa educação dos filhos é o bom relacionamento do casal.

Todos se casam com a intenção de ficar juntos para sempre, mas as estatísticas mostram que 50% dos casamentos se desfazem, e a maioria em até dois anos de casados.

No dia do casamento quando fazemos o juramento um para o outro de amá-lo e respeitá-lo, o que estamos fazendo na realidade é uma doação de nós mesmos com tudo de bom e de ruim que somos e temos. Doamos para o outro nosso corpo são, nossa vitalidade, nosso afeto, mas também a apendicite que vamos ter daqui a cinco anos, o câncer de daqui a 20 anos, nossas emoções, problemas familiares, sentimentos, projetos futuros...E quando dizemos na cerimônia de casamento SIM, estamos dizendo: sim, eu aceito tudo isso. Aceito você, como você é, suas qualidades e seus defeitos, as soluções e os problemas.

É importante que saibamos elencar as qualidades e os defeitos da pessoa com quem pretendemos nos casar. E embora, na fase inicial de enamoramento e paixão, não seja fácil ver os defeitos, é importante o esforço neste sentido. Pois, o comum, é que com os anos de convivência, as qualidades que admirávamos diminuam e os defeitos que eram quase imperceptíveis aumentem. E se não tomamos cuidado, crescem tanto que eles podem nos sufocar, destruindo o relacionamento.

O casal busca a unidade e está sempre atrás de formar um “Nós”, um “Nosso”, a nossa casa, a nossa música... E o nosso mais autêntico de qualquer casal são os filhos.

O amor é um ato de vontade e exige esforço e correspondência de quem ama e de quem é amado. Por isso, devemos estar atentos às necessidades do cônjuge. E ter sempre em mente: “O que posso fazer para deixá-lo (a) feliz?”

Através da pesquisa de um psiquiatra inglês, foram listadas 100 necessidades psicológicas (o que dá satisfação, harmonia e prazer) do homem da mulher, e após uma compilação, chegou-se as cinco mais importantes para cada sexo:

Necessidades psicológicas

Homem
Para que uma esposa seja amada ela deve ser:
MULHER
Para que o marido seja amado ele deve ser:
1)Apoio no lar – Criar uma ambiente que seja refúgio de tensões, fazer da casa um lugar agradável em que o marido tenha vontade de estar.
1)Afetuoso – Criar ambiente de carinho, esforçar-se para ter gestos frequentes de amor. Ex: Abraços, bilhetes, flores.
2) Admiradora do marido – Elogiar os sucessos, evitar críticas em público, mostrar o orgulho que tem do marido para ele.

2)Conversador – Separar um tempo no dia para dar atenção exclusiva para a esposa, ouvindo o que ela tem a dizer e se interessando pelo que ela diz.
3) Fabulosa parceira sexual – Buscar que a relação íntima seja cada vez mais prazerosa, agradável e repetida.

3)Honesto – Ser sincero acerca do que pensa, transparente com seus sentimentos positivos e negativos. Trocar intimidades, ser cúmplice.
4)Companhia – Desenvolver genuíno interesse pelas atividades que ele gosta. Ex: filmes, esportes, etc.

4)Apoio Financeiro – Provê o econômico. Atualiza-se para aumentar seu prestígio profissional. Apoia carreira da esposa.
5) Atraente – Estar elegante, fazer dieta, maquiagem, bem vestida. Esforçar-se por estar atraente.

5) Comprometido – Compartilha problemas, participa da educação dos filhos, ajuda nas tarefas da casa.

Sentindo-se querido aprende-se a querer, ou seja, onde não há amor, plante amor e, colherá amor. Se seu relacionamento precisa de melhoria não espere a iniciativa do outro, comece você por ser melhor. Precisamos sim buscar melhoria, mas também aceitar o outro como ele é e não como você gostaria que ele fosse. É necessário reconhecer as diferenças como algo natural. Existem diferenças claras de personalidade entre homem e mulher, cabe a cada um descobri-las e compreendê-las.

Para não arruinar seu relacionamento:
- Não grite, o outro não vai ouvir, pois estará na defensiva,
- Não duvide da sinceridade do outro,
- Comunique confiadamente o que espera do outro,
- Expresse verbalmente o reconhecimento pelo que o outro fez.

Tudo isso é doar-se!

As chaves filosóficas para um amor sólido:
Personalismo – Acolher o outro como pessoa e compreender sua individualidade, dando-se ao outro e não utilizar-se do outro como objeto.
Complementariedade – Aceitar as diferenças e buscar a harmonia do casal, não buscar no outro você mesmo.
Integridade – Perceber o outro em suas três dimensões: Biológica, Emocional e Racional dentro das vertentes Social e transcendente.
Integração – Responsabilizar-se pelo relacionamento.
Maturação – Estar em uma evolução contínua enquanto casal. Um relacionamento que não avança, regride. Num relacionamento saudável o amor cresce com o passar do tempo, transformado mais maduro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares