quinta-feira, 19 de março de 2015

Mania de Casal - Mitos e verdades sobre a cerveja



1. A cerveja deve ser colocada deitada na geladeira para gelar mais rápido – a melhor posição para armazenar e gelar cervejas é de pé, para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor. A cerveja deve ser resfriada gradualmente; colocá-la no congelador, só se for momentos antes de servi-la.

2. Cerveja não pode estar inserida em um estilo de vida equilibrado -- a loura é produzida com ingredientes naturais, a partir de grãos de cevada (e outros cereais) maltados, lúpulo, água e levedura (fermento). O lúpulo é uma planta do tipo de trepadeira e um dos ingredientes responsáveis pelo sabor, aroma e amargor da cerveja. Ele tem propriedades relaxantes e ajuda a preservar a cerveja, de forma natural. O malte de cevada é fonte de ferro, rico em fósforo, zinco, magnésio e vitaminas B2 e B6. Além disso, também tem propriedades antioxidantes e ajuda na manutenção de níveis saudáveis de colesterol no sangue.

3. Cerveja dá barriga – não existe relação direta da ingestão da bebida com o aumento da gordura corporal. O consumo de salgadinhos e outros tira-gostos calóricos para acompanhar a cerveja, somado à falta de atividade física, pode gerar sobrepeso, mas não a cerveja em si.

4. Cerveja tem que ser servida muito gelada – quando servida em baixíssima temperatura, a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua, que fazem com que você perca a sensibilidade para degustar a bebida. O calor pede cervejas geladas, mas sem exageros.

5. O colarinho não serve para nada – a espuma protege a bebida da oxidação, ou seja, impede que ela entre em contato direto com o oxigênio, além de reduzir a perda de gás e ajudar a manter a temperatura. Dois dedos de espessura é o ideal.

6. Vinho é mais saudável que cerveja – a loura faz tão bem quanto o vinho. Uma taça de vinho tem240 kcal, enquanto uma taça de cerveja tem pouco mais da metade disso (123 kcal). Além disto, a cerveja possui os mesmos compostos benéficos à saúde que o vinho: antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Segundo estudos realizados, apreciar uma taça de vinho ou de cerveja por dia faz bem para a saúde.

7. Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou vice versa) – o produto é o mesmo, não importa o recipiente, porém, o aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de conservar e resfriar a bebida. Os excessos são prejudiciais para a degustação da loura; o ideal é manter a temperatura constante, seja ela fria ou sem refrigeração. Quando ocorre a mudança brusca de temperatura, o sabor da cerveja é prejudicado.

8. Não existe copo específico para tomar cerveja – para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo adequado. A pilsen pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, a lambic pede taças do tipo flauta e já a weissbier, copos maiores. Se não tiver o copo ideal, utilize taças de vinho branco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares