quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Mania de Casal - Casais que malham juntos combatem com mais eficiência a obesidade


O casamento pode ser sim um fator determinante para a obesidade. Estudo realizado na universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, revelou que, ao ficar obesa, a esposa faz a probabilidade de o marido também ganhar uns quilos a mais aumentar em 78%. E quando é o marido que ganha peso, o risco de a esposa também se tornar obesa é ainda maior, de 89%. O levantamento foi realizado com cerca de 4 mil casais nos últimos 25 anos.

Na visão de Cristiano Parente, educador físico, coach de saúde e eleito o melhor personal trainer do mundo em concurso realizado pela Life Fitness, a melhor forma de combater a obesidade no casamento é o incentivo constante e mútuo para a prática de atividades físicas. "O casal que realiza atividades físicas junto consegue melhores resultados. Não só no combate à obesidade, mas também em relação à prevenção de diversas doenças provocadas pelo sedentarismo, como diabetes, hipertensão, entre outras", destaca.

Parente afirma que os casais que cuidam da saúde juntos têm mais facilidade para praticar exercícios e mudar hábitos cotidianos e alimentares. "É preciso que o marido e a mulher se incentivem. Se um dos dois relaxar, pode significar a queda de rendimento do companheiro ou companheira. Já quando compartilham do mesmo foco, a mudança de hábitos se torna muito mais fácil", explica.

O melhor personal trainer do mundo afirma que a musculação é uma atividade eficaz de combate ao excesso de peso. “Com um treinamento personalizado, é possível acelerar o metabolismo, trazendo ganho muscular, perda de calorias e redução de massa gorda, afastando riscos para o sobrepeso”. Mas, ressalta Parente, que outras atividades físicas são igualmente eficientes e bem-vindas. “Vale caminhada, corrida, musculação, natação ou ciclismo, por exemplo. E pode ser em grandes ou pequenas academias, no condomínio, parques ou praias. O importante é que o casal se exercite e o faça com prazer, para que possam inserir as atividades definitivamente na rotina".

Independentemente do tipo de exercício escolhido pelo casal, Cristiano Parente alerta: “o incentivo e a parceria do casal na prática de atividade física é essencial para o sucesso! Contudo, é necessário lembrar que cada indivíduo tem um limite e um tempo de resposta para o desenvolvimento do corpo. É preciso respeitar essa individualidade e obedecer aos limites que cada corpo sinaliza, sob risco de causar sérias lesões", conclui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares