terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mania de Lazer - Bairro da Liberdade comemora o ano novo chinês



Dias 13 e 14 de fevereiro a Liberdade será transformada em “ChinaTown” por conta das comemorações do Ano Novo Chinês. Para festejar o ano do macaco, que promete trazer mais prosperidade, harmonia e união, o evento espera receber cerca de 200 mil pessoas, pelo menos 20 mil a mais que na edição passada. Para acomodar os visitantes, este ano a festa acontecerá entre a Praça da Liberdade, ruas Galvão Bueno, dos Estudantes e dos Aflitos.

Quem visitar a festa se deliciará com comidas tipicamente chinesas. Macarrão Chop Suey, Jiaozi (guiozas) e Rolinhos Primavera dividirão espaço com outros pratos da culinária chinesa, porém menos conhecidos pelos brasileiros como o Zongzi, um tipo de pamonha de arroz muito consumida na China. Todas essas delícias estarão disponíveis nas mais de 42 barracas e serão vendidas a preços que variam entre R$15,00 e R$20,00.

As atrações culturais se apresentarão no palco central localizado estrategicamente ao lado do metrô, bem no centro da Praça da Liberdade. Bandas de música pop chinesa, desfiles de moda com trajes típicos, show de ilusionismo com a tradicional atração de troca de máscaras chinesas, demonstração de pintura chinesa, apresentações de academias de artes marciais movimentarão os dias de evento, além de um grande painel que será instalado na Praça da Liberdade. Nele, os visitantes deverão rodar uma manivela e descobrir o ano de seu nascimento e, consequentemente, o seu animal no Horóscopo Chinês.

Quem quiser mergulhar e conhecer ainda mais sobre a cultura chinesa poderá participar de um jogo da memória em forma de painel de madeira, que representará uma ‘aula’ de Mandarim.

A civilização chinesa considera este como o ano 4714, que contado como existência nacional, é o 83º ciclo. Para quem quiser entender mais sobre a cultura do país, haverá uma exposição sobre a China, localizada na Rua dos Aflitos, com os temas “Fábrica de Medalhas” e “Do lado de lá” repleto de curiosidades, grandes descobertas, ícones, etiquetas e etc., que conta com a participação voluntária de alunos e professores do Instituto Sidarta.

No dia 13 de fevereiro (sábado) a festa começa pontualmente às 12h com a tradicional contagem regressiva. A queima de fogos acontecerá no final do dia, às 20h. O ritual é seguido à risca, pois, segundo a tradição chinesa os fogos afastam os maus espíritos e trazem sorte. Para atrair mais prosperidade, alegria e boas energias, as danças do Dragão e do Leão são sem dúvida os momentos mais esperados do evento e que não podem faltar na festividade chinesa. As apresentações acontecerão durante o desfile de abertura, onde é oferecido alface ao leão que garante muita sorte e dinheiro no bolso. Haverá, também, a dança do dragão e do leão ao longo do dia.


Serviço
Data: 13 e 14 (sábado e domingo) de Fevereiro de 2016.
Local: Praça da Liberdade (Em frente ao metrô Liberdade – Linha 1 azul)
Horário: 12 às 20h no dia 13/02 (Sábado) e das 11 às 19h no dia 14/02 (Domingo)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares