quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Mania de Lazer - Tem Emicida no Encontro Paulista de Hip Hop



O 9º Encontro Paulista de Hip Hop, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo Estado de São Paulo, traz uma programação variada para quem curte o estilo e quer celebrar a variedade e a resistência do movimento. O evento acontece no Memorial da América Latina, no dia 28 de novembro, das 12h às 22h, e conta também com mesas de debates, atrações de música, dança, grafite, workshops, exposições e bate-papos, tudo gratuito e aberto ao público. Com apoio da Rede Globo, o Encontro traz como destaque o show do rapper Emicida, além de diversas atrações que celebram a cultura e a força do Hip Hop no Brasil.

Esta edição tem como tema As Ruas em Rede, colocando em evidência as transformações ocorridas no cenário do Hip Hop em função da popularização da internet. Para Márcio Santos, Assessor Especial de Projetos para Hip Hop, da Secretaria da Cultura, a resistência do estilo, sua expansão e o avanço da tecnologia modificaram completamente a forma de troca de informações. “A cultura eternamente jovem adapta-se com facilidade à tecnologia, conectando as ruas em rede. As ‘quebradas’ estão conectadas, interligadas e ganhando velocidade na chegada da informação e da divulgação”, explica.

Em um trio elétrico, acontecem Batalhas de MCs e de Break, das 16h às 17h30, abrindo espaço para novos talentos. As inscrições são realizadas uma hora antes do início das batalhas. Ao longo do dia a programação não para – são diversas atrações dedicadas a toda família. Os fãs de hip-hop também podem contar com a participação dos integrantes das culturas lowrider e lowbiker, representados pelos grupos Vida Real Car Club, Otra Vida Bike Club e ClanMunhãoBike Club,que estará comemorando 15 anos,das 12h às 18h.

A abertura oficial do Encontro acontece ao meio-dia, na área interna do Memorial, com a participação da DJ SimmoneLasdenas. Reafirmando a importância da conexão no Hip Hop, o espaço recebe um bate-papo com o tema As Ruas em Rede, que reflete sobre a relação da Cultura Hip Hop com a rua e sobre o uso das ferramentas digitais para ampliar as conexões nesse universo. A discussão tem a participação de Emicida e convidados como Souto MC e Ruberval Oliveira, o MC Ru.

Na biblioteca, um dos destaques da programação deste ano é o lançamento do livro Ruas de Fogo, de Alessandro Buzo, que acontece entre 17h45 às 18h45, no Espaço Omi. A obra traz contos e crônicas que abordam histórias de sobrevivência e resistência na periferia, tema também explorado em muitos de seus doze livros já publicados. O autor também organiza o Sarau Banks Back Spin Crew, além de marcar presença com obras de sua livraria Suburbano Convicto.

As crianças têm um espaço especial na programação com as atividades do Espaço Erê, também na biblioteca. Das 12h30 às 13h15, o Núcleo Esporos promove a hora do conto, com histórias de Curumins, Ibejis e Erês. Logo depois, acontece uma oficina de Breaking para crianças, conduzida pelo Bispo SB.

A partir das 19h o palco é dominado por três estrelas do Hip Hop brasileiro: na abertura, Souto MC, jovem de 20 anos com uma carreira promissora pela frente, apresenta seu som. Em seguida, o Rota de Colisão, grupo da zona oeste da capital paulista que traz em suas composições mensagens com conteúdo lírico, ritmadas em batidas alegres e contagiantes, realiza show de pré-lançamento do disco em comemoração aos 25 anos de carreira. Para fechar com chave de ouro, acontece show do Emicida, considerado uma das maiores revelações do Hip Hop do Brasil nos últimos anos.

Festival de Clipes e Bandas
Esse ano, o Encontro Paulista de Hip Hop traz uma novidade para incentivar novos talentos no cenário dessa cultura. O Festival de Clipes e Bandas se junta ao Encontro para abrir duas seleções de artistas especialmente para o evento. Os participantes poderão escolher entre ser a banda de abertura para a série de shows programados pelo evento ou fazer um videoclipe para a música Bem Vindo à Madrugada, de Dexter.

Para participar, é só realizar a inscrição no site www.clipesebandas.com.br até o dia 23 de novembro. A escolha da banda e do clipe vencedores será anunciada no dia do evento.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares