sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mania de Casal - Casais Separados – Como negociar o tempo com os filhos durante as festas de final do ano?


Um divórcio não é uma situação fácil para nenhuma família. Sempre há um pai que se ressente com a situação ou crianças que nem sempre entendem bem o que está acontecendo. Por mais que as separações tenham se tornado cada vez mais comuns e os pequenos a cada dia consigam conviver bem com a ideia de ter duas casas, alguns detalhes podem fazer a diferença para um bom convívio. Dra. Priscila Gasparini Fernandes, psicóloga e doutora em psicanálise pela USP, dá dicas fundamentais para as famílias:

“Os pais devem manter um diálogo saudável na frente dos filhos, evitando criticas e ofensas, que irão magoar a criança. As datas festivas devem ser combinadas e alternadas entre os pais. Por exemplo, se passou o natal com o pai este ano, deve passar o ano novo com a mãe e no próximo ano fazer o inverso. Também devem consultar a criança sobre suas vontades, quando houver viagens dos pais, para onde ela deseja ir”.

Ainda de acordo com a psicanalista, os pais devem ter bem claro o bem estar psicológico da criança e não disputar a guarda por simples capricho, percebendo o que é melhor para o filho e combinar com o ex-companheiro, novas datas e novos passeios.

“Telefonemas devem ser dosados no momento das viagens, pois se a criança percebe que o pai ou a mãe está triste e com saudades, pode comprometer toda a sua estadia. Evite passar esses sentimentos, mostre que está feliz por ela poder estar se divertindo e que vocês terão outras oportunidades de estarem juntos”.

A Dra. Priscila finaliza destacando que os pais devem sempre conversar sobre a educação do filho, para terem a mesma postura perante limites, responsabilidades e diversão. A criança precisa ter uma boa saúde psicológica, e neste momento de separação os pais são os principais responsáveis por isso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares