quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mania de Saúde - O 1º passo: Xô preguiça!


Olá casais! Estou aqui de volta para contar um pouco da saga de como perdi 12kg em 2 meses. Agora já são 13kg, mas até ai são outros detalhes. Pra quem tá pegando o bonde andando, vou deixar o link do primeiro capítulo da série Mania de Correr. Só clicar abaixo:

Mania de Correr - O dia que perdi 12 quilos

Hoje quero falar da preguiça e outras cositas mais. 

Pra quem não tem costume de fazer exercícios (como eu era) a preguiça tem uma força gigante sobre o seu corpo. Quem é que não tem preguiça? Eu mesmo ainda sofro muito com isto, mesmo depois de criar o hábito de correr. Curto ficar numa boa no sofazão, sem nada pra fazer, petiscando um salgadinho, vendo a tv ou navegando na net. Levantar pra fazer exercícios? Ahhh, deixa pra amanhã! E o amanhã nunca chega, não é mesmo? rs

A guerra com a preguiça é intensa. Diária. Não tem jeito, pra ganhar da preguiça você precisa ter em mente uma coisa: DETERMINAÇÃO. E não pense que a determinação vem em doses homeopáticas. Tem que ser meio que radical nesta hora. Algo do tipo, todos os dias vou sair para caminhar/correr às 18h e vá. Faça chuva ou faça sol.

- Determine dias e horários bons na sua cabeça, que não atrapalhe a sua rotina e cumpra-os. Sem dó! No começo, é um saco! Sério, você vai se autoxingar todos os dias. Mas depois de um tempo, quando começar a ver os resultados, o seu momento de se exercitar passará a ser sagrado na sua agenda. Leia o que estou escrevendo. Sou um viciado em trabalho. Não me exercitava porque todo dia tinha uma desculpa para não fazer exercícios por conta do trabalho. Hoje a situação está oposta. Largo o meu trabalho e vou correr. É sagrado! Me faz bem, inclusive melhorou muito o meu rendimento profissional. 

- Procure um lugar próximo da sua casa. Você não é um atleta profissional que precisa de uma pista olímpica para treinar. Caminhar ou correr é possível fazer em qualquer lugar, numa praça, parque ou mesmo que seja no quarteirão de onde você mora. Se optar por uma academia, que seja o mais próximo da sua casa. Facilite as coisas pra você, quanto mais fácil for o local pra você se exercitar, menos chance tem da preguiça vencer. 

- Tem pessoas que têm vergonha de correr na rua, perto de casa, com os vizinhos olhando. Eu era uma delas. Eu tinha vergonha de ficar caminhando por perto de casa, parecia que todos estavam me olhando. Esqueça isto! Não precisa ter vergonha, pelo contrário, tenha orgulho, pois você está fazendo algo bom para você, pra sua saúde! Hoje encontro conhecidos pela rua enquanto estou correndo que notam que emagreci e me parabenizam. Sem contar outros amigos que passaram a caminhar e correr comigo eventualmente. 

- Como disse, faça chuva ou faça sol, vá caminhar, vá correr. Vocês vão me dizer que sou doido, mas eu vou todos os dias. Com chuva ou sol. Depois de 30 dias que estava me exercitando, peguei uma tarde chuvosa. Pensei em não sair pra correr. Mas logo meu pensamento mudou. O motivo? Se eu não fosse correr porque estava chovendo, se no dia seguinte chovesse de novo, era desculpa para eu não correr. Era a preguiça me atentando. Ai, 2 dias parados, no terceiro, mesmo com sol ia me dar preguiça e todo um esforço jogado fora. Ou seja, corro em dias de chuva também, e digo mais, é uma delícia! (obs: entenda chuva como algo moderado, não estamos falando de tempestades, ok? rs)

Então, é hora de começar. Pense nos dias e horários e estipule pelo menos 1 hora do seu dia para uma caminhada. A caminhada nem precisa de intervalos de dias pra descanso. Dá para ir todos os dias, de domingo a domingo, sem medo. Assim que eu fiz. Comecei caminhando de 3 a 5 quilômetros durante 15 dias. E depois comecei a correr e dar uma regulada na alimentação. Mas ai vou deixar para o próximo capítulo da série. 

Xô preguiça! Organize-se e tenha muito determinação! Depois que começar, não desista!

Meus números:
Tempo de exercícios: 65 dias
Maior distância percorrida correndo: 11,3km (comecei caminhando 3k, hoje corro em média 8k por dia)
Melhor tempo em 5km: 32 minutos (a primeira vez que consegui correr 5km, fiz em 49 minutos)
Peso inicial: 92kg / Peso atual: 79,9kg

Quem  quiser, pode acompanhar também minha rotina pelo meu Instagram: http://instagram.com/marcel_agarie
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares