segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mania de Dicas - Saiba como o casal pode economizar sem brigas

Muito se fala no dinheiro como motivo de muitas brigas entre casais, mas será que parceiros quando aprendem a planejar a vida financeira juntos, conseguem ter bons resultados?

O desafio está em criar o hábito de organizar as finanças a dois. A prática deve começar nos tempos de namoro, devagar, aprendendo a economizar juntos para um objetivo em comum (um passeio diferente, uma viagem ou mesmo uma compra de grande valor).

No dia-a-dia, o casal pode ir, aos poucos, identificando suas características, como por exemplo, quem é mais gastador ou poupador; quem se interessa mais por finanças; quem tolera maior risco na hora de investir etc. O ideal é que o poupador fique responsável pela planilha de orçamento, mas sem assumir tudo sozinho. Ambos precisam participar deste controle, com base no planejamento financeiro que estabeleceram.

Como dividir as Contas?

A palavra chaves da questão é o equilíbrio. O casal deve encontrar a alternativa que melhor funcione para eles. Podem manter suas contas individualmente e abrir uma terceira, conjunta, para começarem a poupar. Podem dividir a responsabilidade pelas despesas da casa, com cada um arcando com determinados pagamentos. O importante é conversar periodicamente a respeito, definir objetivos em comum e estabelecer uma estratégia adequada e justa para o casal.

Sejam Criativo e Parceiros!

Abrir mão de alguns gastos pode ser difícil, se você não tiver um real motivo para isso. Agora, experimente começar a poupar para realizar sua viagem dos sonhos. Você vai ganha bem rápido uma motivação para economizar. Buscar informações sobre finanças é um bom início para uma vida financeira saudável!

Fonte: O Estado RJ
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares