segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mania de Dicas - Dicas para organizar sua casa


Recebemos um material muito legal da consultora organizacional Simone Lima, que dá dicas para organizar aquela bagunça que "surge do nada" em casa, não é mesmo? rs. 

Com pequenos passos é possível ser organizar melhor e deixar a casa com energias positivas. Veja abaixo:


1) Pequenos passos sempre - a casa não ficou assim de uma hora para outra, levou muito tempo então mantenha o foco mas comece por partes o importante é todo dia seja feito um pouco, passo a passo. Fazer um cronograma pode ser algo bem interessante e reserve um tempo na sua agenda para isso, assim como um compromisso, ou acorde mais cedo e ponha o tênis e estabeleça uma rotina.

2) Desentulhe - esse é um dos passos mais importantes. Jogue fora, doe, separe para reciclagem tudo o que não usa mais, precisamos abrir espaços desatravancar o lar! Pegue três caixas (uma para guardar, outra doar e a terceira para lixo) e separe tudo o que está jogado pela casa (sapatos na sala, brinquedos no corredor...). Você tem 15 minutos para recolher tudo! Isso vai mudar a energia do ambiente. E determine onde você irá guardar suas coisas de acordo com a quantidade de vezes que as usa.

3) Prepare a geladeira - sempre limpe no dia anterior às compras. Ela estará vazia e ficará pronta para receber os alimentos fresquinhos.

4) Prepare um cardápio semanal - Durante uma semana anote tudo o que você prepara para as refeições. Depois monte seu cardápio. Assim, você faz uma lista de compras planejada e economiza tempo e dinheiro na hora de ir ao supermercado.

5) Divida sua casa em setores - Depois de se livrar de toda a bagunça é hora da limpeza detalhada: dedique um dia da semana só para um canto da casa. Utilize o despertador para cronometrar, colocar as coisas no lugar, arrumar e limpar. Não passe de uma hora senão no dia seguinte você terá outras atividades acumulando.

6) Família deve estar unida nesse projeto - Depois de definir as tarefas em conjunto dividir o que cada um fará, estabeleça uma rotina diária para esse trabalho.

7) Despeje - é uma ideia muito boa para agilizar sua organização, despejar. É motivador ver grandes espaços vazios em um armário ou a superfície da sua área de trabalho vazia novamente. Agrupe as coisas parecidas, ou de mesma função a partir de cada um destes montes isolados, pegue um item de cada vez e tome uma decisão sobre o seu lugar na sua vida.

8) Visual Clean - a área estando vazia busque um pano úmido ou um pano limpo seco para passar nas superfícies tornando-as frescas e novas novamente. Salve o que você quiser. Depois de ter lustrado e polido o espaço, ponha de volta apenas os itens que realmente você vai querer manter.

9) Identifique os erros e corrija-os - analise se tudo está guardado no lugar correto. As coisas que são usadas diariamente devem ter fácil acesso, as demais podem ser guardadas em lugares mais escondidos.

10) Rotina da noite - quando chegar em casa troque de roupa e coloque seu tênis. Seu cérebro precisa saber que novamente as coisas mudaram em alguns casos, prepare o jantar, depois, deixe a pia vazia e limpa. Tire o lixo, regue as plantas, cuide do pet. Arrume a mesa para o café da manhã e faça a lista de tarefas do dia seguinte. Tome um banho bem gostoso e boa noite!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares