quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mania de Viajar - Casal vai de moto de Salvador ao Peru



“Não somos loucos e nem irresponsáveis, apenas encontramos um jeito especial de viver a vida”. É assim que a taquigrafa Jacqueline Mendes explica a aventura de percorrer 12 mil quilômetros na garupa da moto do marido, o professor de educação física e motociclista Ricardo Mendes.

Com pouca bagagem e munidos de duas máquinas fotográficas, os dois encararam o desafio de sair de Salvador com destino à Machu Picchu, no Peru, sobre duas rodas.

Jacqueline e Ricardo saíram da capital baiana por volta das 6h do dia 15 de junho, com a primeira parada na cidade de Barreiras, interior da Bahia. Percorrendo em média 900 km por dia, o casal passou por diversos lugares do Brasil, como Goiânia-GO, Chapada dos Guimarães-MT e Porto Velho-RO.

Mas a viagem não foi fácil. Além dos perigos de percorrer uma distância deste porte, os dois tiveram que enfrentar problemas como chuva, mudanças de clima, perda de materiais e paralisações nas estradas. “No distrito da Extrema de Rondônia, faltando 170 km para chegarmos à Rio Branco, nos deparamos com uma situação surreal. A estrada BR364 estava fechada, com toras de madeira e pneus. Foi muito emocionante e com certeza não estava nos planos da viagem”, conta Jacqueline.

Apesar das dificuldades encontradas, a viagem compensou pela beleza. A paisagem do trajeto foi registrada em fotos, postadas no blog Motociclista Online - Diário de uma Carona. Os visuais belíssimos não se limitaram às terras brasileiras.

Além do pôr-do-sol na estrada, a passagem pela Chapada Diamantina-BA e as cachoeiras da Chapada dos Guimarães-MT, o casal elogiou a vista da margem do Rio Maldonado, em Puerto Maldonado; as ilhas flutuantes, no Lago Titicaca, em Puno; os santuários, em Cusco, e Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas.

“Machu Picchu foi um dos lugares onde eu mais me emocionei. Era algo que eu sempre quis conhecer, mas que achava que estaria muito explorado. Quando você chega lá, se depara justamente com o contrário. A cultura ainda é muito forte, a história ainda é muito presente”, relata Jacqueline.

Experiente na estrada, o casal já foi protagonista de outras viagens. “Já fomos de moto ao Uruguai, Paraguai e Argentina, em 2007. Sabemos que tudo tem que ser muito bem planejado antes de darmos a partida”. Dessa forma, todo o trajeto até Machu Piccu foi programado com antecedência, com os dois ainda na capital baiana.

O custo total da viagem foi em torno de R$ 12mil, e para que fosse possível pôr-la em prática, o casal contou com a ajuda de oito patrocinadores.

Jacqueline e Ricardo fizeram o percurso de volta à Salvador também de moto. A chegada foi aguardada pelo casal com ansiedade e saudade dos dois filhos, mas a próxima aventura já está sendo planejada. Dessa vez, o destino será o Deserto de Atacama, no Chile.

“Passamos alguns momentos difíceis, conhecemos outras culturas, fizemos boas amizades. Tudo na vida tem um porquê, às vezes as respostas demoram de chegar, mas em outros momentos elas vêm tão rápidas que se não estivermos atentos, não conseguimos perceber”, declarou Jacqueline em seu último post no blog sobre a viagem.


Fonte: Tribuna da Bahia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares