terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mania de Viajar - Casal percorre cidades-sede da Copa do Mundo de moto para criar roteiro


Lemos no G1

Depois de viajar de moto ao “fim do mundo”, em dezembro do ano passado, um casal de São Vicente, no litoral de São Paulo, vai pegar a estrada para percorrer todas as cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Eles pretendem formar um roteiro turístico aos torcedores que visitarão as cidades para ver os jogos. A viagem começa nesta terça-feira (6).

Gustavo Dias e Elda Silveira estão acostumados a viajar de moto. Já foram mais de 50 mil quilômetros percorridos em vários países. Desta vez, passarão por 22 estados de cinco regiões brasileiras, totalizando 1,5 mil quilômetros. Foram cerca de sete meses se planejando para realizar o roteiro do “Rodando as Cidades da Copa”. Além das 12 cidades-sede, eles também planejam visitar 11 cidades que ficam pelo caminho, completando assim uma volta completa no território brasileiro.

Durante a viagem, eles abastecem um site com relatos, fotos e vídeos do que viveram durante o dia. O objetivo é dar dicas de estradas, restaurantes, hotéis e percursos para chegar aos estádios. “O nome do projeto é 'Rodando as Cidades da Copa', mas é um grande pretexto para dar a volta no Brasil. A gente quer ir visitar os estádios, fazer um levantamento para dar dicas de como você chega ao estádio de metrô, de ônibus, a pé, de moto, carro. Mas o objetivo maior são os pontos turísticos que essas cidades têm. Agora está a febre de Copa, mas quando acabar vai ficar na história que aquela cidade foi sede na Copa 2014, então vamos explorar os pontos turísticos”, diz Gustavo.
saiba mais

Entre os vários desafios, está a passagem pela estrada BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Na ocasião, eles terão que acampar na estrada para descansar. “Vamos pegar a pior estrada do Brasil. A Fifa exigiu que o país tivesse pelo menos uma via terrestre de entrada e saída para cada cidade-sede. Estão correndo para asfaltar, mas ainda faltam 400 quilômetros no meio da selva, que está em péssimo estado. Nossa previsão é ficar nessa estrada durante uns três dias. Não é uma estrada fácil. A informação que tenho é que são mais de 140 pontes pinguelas. Vão ser situações em que a gente vai ter que parar, ver a segurança da ponte, tirar a bagagem toda para deixar a moto leve, passar ela empurrando, montar a moto de novo e repetir isso 140 vezes”, conta Gustavo.

O casal vai viajar durante 56 dias em uma motocicleta, com cerca de 50 quilos de bagagem. Segundo eles, são 15 mil quilômetros de estradas e aproximadamente 2 mil quilômetros de barco pelo Rio Amazonas. “Saíremos de São Vicente para Brasília. Depois passaremos por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em seguida subimos a costa inteira até Belém. Depois Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. De Belém a gente pega um navio para Manaus. De Manaus, que é sede, a gente desce para Porto Velho e vai para Cuiabá. Depois desce para o Sul, Porto Alegre, Curitiba e volta para São Paulo. Já avisei para os amigos que se não dermos notícias por mais de três dias, podem procurar ajuda”, brinca o motociclista.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares