sexta-feira, 12 de julho de 2013

Casais devem administrar as finanças em conjunto


Nem só de amor, respeito e compreensão vive um casamento feliz. O dinheiro também tem sua importância para um relacionamento duradouro e feliz.

E para que os problemas financeiros não atrapalhem o casamento, o gerente de Relação com Investidores da Fundação CESP, com vasta experiência em bancos, Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em Economia de Empresas pela FGV-SP e bacharel em Filosofia, Wilson Muller, dá algumas dicas para os casais.

Normalmente em suas palestras ele cita que conhece casais que se conhecem muito bem intimamente, mas nada sobre as finanças do parceiro.

“O casal deve dialogar sobre suas finanças e não fazer cobranças um ao outro. Cada um ter suas contas não é a melhor opção, o mais eficiente é conversar sobre as finanças e trabalhar juntos.”

Muller diz que o casal deve estabelecer metas curtas, como comprar uma geladeira, médias, como construir uma casa, ou longas, como a aposentadoria. Ele ensina que, para isso, além de um diálogo pelo menos uma vez por mês, é muito importante que se gaste menos do que se ganha, pois alguns casais acabam gastando mais do que devem e acabam sofrendo consequências no futuro.

Aposentadoria
O importante para se conseguir viver bem também na velhice, é conseguir manter o mesmo padrão de vida mesmo após a aposentadoria.

Para isso, o casal deve gastar com controle desde o início, para depois ir aumentando gradativamente, conforme as condições vão melhorando. Isso evita que se venda carro, casa e o terreno para conseguir manter o mesmo padrão de vida de quando trabalhava, pois quando se aposenta o salário sofre uma defasagem.

Outra dica interessante é guardar dinheiro para a aposentadoria, desde a primeira renda, para mais tarde poder colher os frutos.

Dinheiro afeta no divórcio
Wilson Muller conta que problemas financeiros estão entre as maiores causas de divórcio. Em geral, as pesquisas mostram que a questão econômica afeta na decisão em 70% dos casos.

O palestrante ensina que, para sair do vermelho, o casal deve fazer cortes drásticos nos gastos mensais, usando o dinheiro ganho apenas em coisas necessárias, estabelecendo um prazo de segurança para poder fazer novas aquisições e pagar as contas do cartão de crédito imediatamente.

Dinheiro de reserva
“Depois que o casal aprende a viver com aquilo que ganha, o próximo passo é criar uma reserva para emergência, para evitar um futuro endividamento com carros, casa ou tratamentos de saúde.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares