quarta-feira, 17 de julho de 2013

Você pode estar se relacionando com um psicopata

Charme, inteligência, ausência de culpa, habilidade para mentir, egoísmo e frieza são algumas das características da psicopatia.

Atualmente as estatísticas apontam que 1 em cada 30 pessoas sofra de sociopatia, ou comumente conhecida como psicopatia. Na verdade psicopatia é o termo mais antigo e que hoje se tornou mais genérico. Sociopatia estaria diretamente ligada ao convívio social, enquanto a psicopatia poderia caracterizar qualquer doença da mente. 
A relação amorosa com um sociopata tem para seus pares o sabor da fraude. Imagine viver tanto tempo com alguém e depois saber que essa pessoa é incapaz de amar e fingiu todo o tempo baseada em seu próprios interesses? 
É assim que um sociopata vive. Ele aprende com os outros a seu redor e faz mímica com seus sentimentos. Nada daquilo é real e ele não sente absolutamente nada. Por trás do vazio de um sociopata, há sempre algum interesse. O sociopata não é movido por outra coisa que não seja o interesse próprio. Uma pessoa normal, nessas relações, terá sempre a percepção que dá muito mais do que recebe, e não adianta argumentar, pois um dos pilares da sociopatia está na ausência de empatia. Já ouviram falar nessa palavra? A empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros, de compreendê-los emocionalmente, percebendo que tipo de sentimento aquela outra pessoa pode estar experimentando quando impactada, por exemplo, por um ato seu. Não há consideração ou respeito. 
Os sociopatas de forma geral são pessoas charmosas e cativantes, mas não conseguem se aprofundar. Sabe aquele encanto superficial que acompanha boa habilidade de fala? Então. 
Obviamente isso não quer dizer que todo homem cativante seja um sociopata, mas todo sociopata é cativante. 

Algumas características do sociopata: 

1 - Charme – tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis. 
2 – Inteligência, que costuma ser acima da média. 
3 - Ausência de culpa e de vergonha– não se arrepende, nem tem dor na consciência. 
4 - Espírito sonhador – vive com a cabeça nas nuvens e mesmo se estiver na miséria , só fala das glorias que o futuro lhe reserva. 
5 - Habilidade para mentir – Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina. 
6 - Egoísmo – Se estiver tudo OK para ele, não interessa como está o resto do mundo. 
7 - Frieza – Não reage verdadeiramente ao ver alguém sofrendo. 
8 - Parasitismo – quando consegue a amizade de alguém , suga até a medula. 
9 - Ausência de valores morais (éticos). 
10 - Covardia. 
11 - Conhecem e usam as brechas da lei. 
12 - Capacidade de manipulação. 
13 - Fracasso em fazer planos para o futuro. 
14-Irresponsabilidade indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento conveniente no trabalho ou de cumprir obrigações financeiras. 
15- Ameaças, para conseguir o que quer. 
16-Conduta sexual exagerada e inadequada, via de regra com vários parceiros, sem qualquer ligação afetiva. 
17- Não admitem seus erros. Quando confrontados com fatos, tentam racionalizar a conduta, sempre pondo a culpa no outro. Farão isso muitas vezes com base nas fraquezas descobertas do outro com que se relacionam. 
18 - Em geral, não têm nenhuma ansiedade, depressão, alucinações ou outros sintomas neurose, pensamento irracional ou doença mental. 
19 - Irritabilidade e agressividade, frequentes lutas corporais ou agressões físicas. 
20 - Falta de capacidade para aprender com a experiência vivida. 

Lembre-se: Nem todos os sociopatas apresentam todos os sintomas descritos. 

Quando os sociopatas descobrem que seu teatro já está descoberto, eles são capazes de dar a falsa impressão de arrependimento, falseiam que mudarão “daqui para frente”, mas nunca serão capazes de suprimir sua índole maldosa. 
A sociopatia não tem cura. Portanto um sociopata é incorrigível, pois ele não é capaz de enxergar seus atos como erros. Pode dizer coisas como “sou um idiota, sou uma besta”, mas aquilo não penetra seu coração. Como foi mostrado, é incapaz de mudar ou se arrepender de algo. 

Achou seu parceiro aqui? Seja cautelosa e não saia por aí dizendo que ele pode ser um sociopata ou psicopata. Muito menos diga isso pra ele. Isso traz mais problema do que resolve.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares