terça-feira, 9 de julho de 2013

Mania de Dicas - A hora do ronco, o terror dos casais na hora de dormir


Nem sempre a cama é um dos momentos mais gostosos e românticos da vida de um casal. É nela que muitas vezes é preciso conviver com algo bastante desagradável: o ronco.

Estou passando por este problema. Eu ronco pra dedéu e nos últimos encontros que tivemos ela tem sofrido muito para dormir. Foram cotoveladas, socos, pontapés e até casos que tive que ir dormir em outro cômodo da casa para que não a incomodasse.

O ronco é algo que me acompanha há alguns anos. Há tempos que as pessoas comentam sobre este problema comigo e como todo ser humano normal, fico acomodado e na preguiça de marcar um médico e verificar meu caso. Mas sei o quanto isto incomoda, imagina então pra quem é obrigado a ficar ouvindo meu ronco.

Diante desta situação, resolvi pesquisar a respeito e fiquei assustado com algumas coisas que li.

- O ronco acontece porque ao deitarmos, o tubo da faringe se estreita e reunidos com possíveis amontoados de gordura provoca uma vibração que ativa a "orquestra sinfônica" ROONNNNNCCCCC!!!!

- Entre 30% a 40% dos adultos sofrem deste distúrbio respiratório, porém um número  muito pequeno procura tratamento porque considera isto normal ou porque tem preguiça (como eu!).

- O ronco pode se agravar e se transformar em apneia, que nada mais é que o bloqueio do ar que passa pela garganta por alguns segundos. É mais comum em homens com mais de 40 anos e que estejam acima do peso. O não tratamento deste distúrbio pode causar outras doenças, como hipertensão e diabete, além de outros problemas cardiovasculares.

- O ronco está relacionado também a uma vida sedentária e a péssimos hábitos. Normalmente quem ronca está acima do peso, fuma, ingere bebidas alcoólicas, usa calmantes ou faz refeições pesadas antes de dormir. (sou eu! Só não uso calmantes - por enquanto...).

Pelas informações que eu pesquisei é importante esta mudança para hábitos mais saudáveis. Buscando o peso ideal e evitando os vícios que citei no parágrafo anterior, certamente haverá redução do ronc ronc noturno.

Ainda assim, quem sofre do distúrbio do ronco (eu!) o correto é buscar ajuda médica. O primeiro médico a se procurar é o otorrinolaringologista (travou minha língua, peraí) e dependendo do seu caso, você poderá passar por um ortodontista ou até mesmo por um especialista em distúrbio do sono.

Enfim. Chega de preguiça. Quero parar de roncar e ter boas noites de sono ao lado do meu amor. É muito ruim incomodá-la. Ninguém quer isto, não é mesmo? Fica aqui meu compromisso de buscar ajuda médica e espero que este post possa inspirar outras pessoas que sofrem como eu deste problema.

Bora marcar uma consulta?


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares