segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mania de Casal - Cuidados na hora de contratar babás e domésticas

Atualmente, mesmo buscando profissionais qualificados, com ficha limpa e boas referências, cresce o número de casos de maus-tratos e violência contra crianças e idosos por seus cuidadores e outros empregados inseridos no convívio familiar. Dentro desse cenário, fica claro que é preciso muita cautela para inserir qualquer pessoa dentro da sua casa, principalmente para cuidar do maior patrimônio: a família.

De acordo com Rosângela Cruz, investigadora da Sewell, empresa especializada em investigações e perícias, é comum que as pessoas escolham os profissionais pelas referências e também pela indicação, mas ela ressalta que o procedimento é arriscado. "Já viu alguém dar referências negativas de si próprio? ou até mesmo repassar contatos de alguém que vai falar mal de você? Claro que não, por isso é de extrema importância que a pessoa se assegure investigando com respaldo profissional e não por conta própria", pontua Rosângela.

Outro ponto importante que a especialista ressalta, é em relação às companhias que essa babá, cuidadora ou empregada doméstica convive. "Você pode confiar no profissional, mas conhece o atual namorado (a) dela? Irmão? É comum vermos casos de atentados violentos, como assalto, estupro e sequestro partindo de um parente ou amigo desse profissional, muitas vezes sem que ele mesmo saiba", alerta.

Rosângela orienta que as pessoas recorram a uma investigação profissional, pois de forma amadora, além de não obter êxito, pode se tornar perigoso. "Uma investigação não consiste em seguir alguém e bater fotos, é um procedimento cauteloso e estratégico, afinal não se sabe com quem está lidando. Sem contar, que existem regras e normas, que caso a pessoa infrinja sem conhecimento, pode reverter judicialmente contra ela", conclui Rosângela, explicando que se passar por outra pessoa para obter informações caracteriza crime de falsidade ideológica.

No mercado há empresas que fazem este tipo de levantamento sobre as pessoas. Nos dias de hoje, todo cuidado é pouco. Vale a pena ficar alerta.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares