sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mania de Casal - Casais que dormem mal discutem mais, aponta pesquisa



Uma nova pesquisa confirma que noites de sono ruins trazem mais brigas para o cotidiano do casal em um relacionamento. As psicólogas Amie Gordon e Serena Chen, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriram que as pessoas estão muito mais propensas a começar discussões com seus parceiros de relacionamento e provocar mais tensão entre os dois depois de uma noite maldormida.

— Casais que brigam mais são menos felizes e menos saudáveis. Nossa pesquisa ajuda a elucidar um fator que leva os casais a se envolverem em conflitos desnecessários e prejudiciais ao mostrar que eles experimentam conflitos mais frequentes e graves depois de noites sem dormir — disse Amie.

Embora estudos anteriores indiquem que a falta de sono tem um impacto negativo sobre as relações amorosas, as novas descobertas lançam mais luz sobre como o sono ruim compromete a capacidade que os casais têm de gerenciar conflitos, disseram as pesquisadoras.

As pesquisadoras coletaram dados sobre os hábitos de sono de mais de 100 casais que estavam juntos, em média, por quase dois anos. Elas descartaram pessoas com depressão, ansiedade e outros fatores de estresse, para se concentrar exclusivamente na ligação entre a qualidade do sono dos casais e os conflitos no relacionamento.

Em um teste, 78 jovens adultos em relacionamentos românticos tiveram que fazer relatórios diários ao longo de duas semanas sobre a sua qualidade de sono e as tensões que aconteceram no relacionamento durante esse período. No geral, os participantes relataram mais discórdia com seus parceiros naqueles dias seguidos de uma noite ruim de sono.

— Mesmo entre os relativamente "bons dorminhocos", uma má noite de sono foi associada a mais conflitos com seu parceiro romântico no dia seguinte — disse Serena.

Em um segundo teste, 71 casais entraram no laboratório e avaliaram como haviam dormido na noite anterior, e, em seguida, ao serem filmados, discutiram com seus parceiros uma fonte de conflitos em seus relacionamentos. Cada um deles avaliou suas próprias interações emocionais e as do seu parceiro ou parceira ao longo da conversa conflituosa e os dois avaliaram se conseguiram resolver o desentendimento.

Os participantes que tinham dormido mal e seus parceiros relataram sentir mais coisas negativas em relação ao outro durante a discussão.

Os resultados foram publicados online no periódico Social Psychological and Personality Science.


Lemos a matéria no Zero Hora
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares