quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mania de Corrida - 5 motivos para se exercitar nos dias frios



Não é à toa que o inverno ganhou o status de estação do ano mais ‘calórica’: o corpo não conserva adaptações, a menos que ele seja estimulado. Para quem não quer engordar, esse fato já é ruim, mas, para aqueles que correm visando o controle da pressão arterial, por exemplo, ele é ainda pior. Após 3 dias sem correr, os efeitos benéficos da atividade sobre a pressão arterial já são perdidos. Em dias muito frios, ir para a esteira da academia ou subir as escadas do prédio são atividades altamente recomendadas, já que praticá-las é bem melhor do que não fazer nada.

Confira 5 motivos para se exercitar nos dias frios, oferecidas pelo diretor técnico do Soürun, primeiro aplicativo de corrida do Brasil que conta com treinadores reais para a atividade, e da Run&Fun Assessoria Esportiva, Renato Dutra:

Calorias: corra (delas!).

No frio, a nossa tendência é procurar alimentos mais calóricos. Isso está no nosso DNA e faz parte dos instintos humanos de sobrevivência – por isso, ao invés de correr em direção das calorias, que tal correr para se livrar delas? Nada como consumir caldos, sopas, foundues, pães, queijos e vinhos sem culpa, não é mesmo?

Quero que você me aqueça neste inverno... corrida!

Pode até ser desconfortável iniciar um treino em um dia frio, mas, após estar aquecido, o corpo funciona melhor, já que a termoregulação, que nada mais é do que quando o organismo gera muito calor durante a corrida e consegue regular a temperatura por meio da sudorese (transpiração), é bem mais eficiente. Por isso, o desempenho na corrida melhora durante o inverno – boa desculpa para acordar cedo, se agasalhar bem e colocar esses pezinhos para trabalhar!

Tenha a pista inteirinha só para você!

Durante a estação mais fria do ano, os parques e academias costumam ficar bem mais vazios. Por isso, ao invés de aumentar a estatística dos que ‘desistem’ das atividades físicas durante o inverno, que tal aproveitar para treinar em um ambiente agradável, com menos ‘trânsito’?

Quem poupa, tem!

Para não sofrer depois após semanas de afastamento, a condição física deve ser, pelo menos, mantida. É possível até reduzir a frequência semanal, mas afastar-se completamente resultará em um longo período de sufoco para que você consiga entrar em forma novamente. Por isso, mantenha-se em movimento sempre!

Evite o estresse!

Para quem vem de uma longa rotina composta por exercícios, o afastamento total representa um estresse para o organismo. Ele pode gerar irritabilidade, insônia e até mesmo fadiga durante o dia. Evite estressar o seu organismo e pratique seus treinos com frequência – estimulada pelo consumo de chocolate, a endorfina é uma substância química produzida em nosso organismo e conhecida como o ‘hormônio do prazer’. Ela também é produzida em resposta às atividades físicas, sabia? Seja feliz treinando!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares