quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mania de Casal - Casais empreendedores que deram certo (no amor e nos negócios)



Fonte: Administradores

Houve uma época no Vale do Silício em que venture capitals não gostavam da ideia de financiar casais. No entanto, Cisco e 3Com - duas importantes startups do Vale - foram fundadas por casais. Hoje, o mundo das startups parece nutrir ainda mais romances. Às vezes, ele é o CEO, outras vezes ela é. Às vezes, eles invertem os papeis. Para ter um filho, ou vários. Ou não. De qualquer maneira, o preconceito contra casais empreendedores precisa acabar. O empreendedorismo é um caso de paixão. Um afrodisíaco poderoso. Melhor conhecer o fenômeno.


Julia e Kevin Hartz (Eventbrite)
Foi necessário um pedido de casamento e uma oferta de trabalho em um novo negócio conjunto para que Kevin Hartz conseguisse trazer sua noiva Julia para o Vale do Silício. O antigo emprego de Julia em Los Angeles era simplesmente na indústria do entretenimento, mas ela mostrou bastante entusiasmo ao lidar com o início do negócio. Em 2006, o casal conseguiu um terceiro co-fundador e lançou o Eventbrite, uma plataforma online de vendas de ingressos que promove uma conexão com outros participantes do evento.

No começo de 2008, alguns dias antes do Eventbrite receber sua primeira rodada de investimento anjo, Julia deu à luz o primeiro filho do casal. Determinada a continuar durante o momento de sucesso, Julia permaneceu trabalhando em casa durantes cinco meses antes de retornar. Kevin ocupa a posição de CEO e Julia a presidência, enquanto cuida das duas filhas. Ela e Kevin usam a combinação ajuda da família e babá durante a semana. Durante as sextas, Julia trabalha em casa. Kevin e Julia continuam trabalhando como um time, balanceando seus negócios e a vida familiar.
Victoria Ransom e Alain Chuard (Wildfire)
Assim como Julia Hartz, o interesse de Victoria Ransom em se tornar uma empreendedora foi estimulado pelo seu namorado. Victoria se uniu a Alain Chuard para fundar, em 2001, a Access Trips, uma empresa de planejamento de viagens voltada para jovens profissionais. Em 2007, quando o Facebook estava expandindo sua presença com as fanpages, Victoria e Alain criaram um aplicativo para executar sorteioa na rede. O app fez tanto sucesso que ganhou uma expansão independente. O Wildfire faz marketing nas mídias sociais, baseando-se nos efeitos virais para executar campanhas, gerenciar análises e desenvolver ações online. A empresa cresceu para aproximadamente 300 empregados e incluiu 30 marcas globais entre os clientes. Em julho de 2012, o Google bateu na porta e comprou a companhia de Victoria por aproximadamente U$ 350 milhões.

Durante o trabalho conjunto, o casal permaneceu como um time forte que joga com os pontos fortes. As habilidades de Alain o colocaram como chefe de produção com foco no design, engenharia e desenvolvimento. O instinto empreendedor de Victoria ajudou não apenas no desenvolvimento do produto, mas principalmente na hora de conduzir o show, mantendo o título de CEO. Victoria admira as mães no mundo dos negócios, mas não possui filhos. Ela continua a trabalhar no Vale do Silício, sendo uma das defensoras das mulheres no ramo da tecnologia.
Collis e Cyan Ta’eed (Envato)
Collis e Cyan Ta’eed viajaram de Papua Nova Guiné e Nova York, respectivamente, para se casarem na Austrália. Collis estava procurando um trabalho como designer e Cyan estava estudando Design quando se conheceram, e em 2004 eles começaram a trabalhar juntos como freenlancers.

A empresa deles, GoodCreative, se focou em design para trabalhos de caridade. A venda de arquivos em flash promoveu a Envato, um marketplace online, voltada para compra e venda de serviços criativos e bens digitais.

Hoje a Envato possui aproximadamente 10 milhões de visitas por mês, e um arquivo é vendido a cada 10 segundos. É o maior marketplace para web design, templates do Adobe After Effects e um mercado de música de fundo para uso em publicidade.

Em 2007, a incursão de Collis em blogs resultou em uma segunda dimensão para o site. A Envato agora possui um total de 12 sites de tutoriais sobre todos os assuntos, de desenvolvimento de jogos até o trabalho como DJ.

A afinidade de Cyan com o gerenciamento do projeto criou um fluxo de trabalho simples para o casal, em que "Collis criaria ideias fantásticas de negócios e Cyan, então, colocaria uma equipe para desenvolver esse trabalho."

Collis é o CEO da empresa, e afirma que é menos solitário que outros CEOs por que pode trabalhar com sua esposa. Assim como Victoria e Alain, o casal não tem filhos. Os dois são bem próximos e passam o dia inteiro juntos, dividindo a paixão pelo trabalho.
Amy Pressman & Borge Hald (Medallia)
Após se formar em Administração em Stanford em 1993, Amy Pressman passou a trabalhar em uma empresa de consultoria norueguesa, focando na queda dos padrões da manufatura americana. Enquanto formulava um plano de negócios para esse setor negligenciado, ela se apaixonou pelo seu marido Borge Hald, que também trabalhava no exterior, após estudar na escola de negócios de Stanford.

O casal voltou para a baía de São Francisco em 1999 para fundar o Medallia. A empresa oferece pesquisas baseadas na internet e um trabalho voltado para fidelização de clientes para os varejistas, hotéis e outros serviços orientados para empresas.

Após a procura por financiamento, o Medallia passou a ser lucrativo no final de 2002. Em 10 anos desde que começaram, Amy e seu marido construíram uma empresa considerável, que lucra aproximadamente US$ 30 milhões. Borge lida com o produto primário e a engenharia, enquanto Amy promove as vendas e procura novos negócios. Os dois dividem a liderança da companhia. Apenas quando o segundo filho do casal nasceu, houve a designação de Borge como o CEO e Amy como presidente. Mãe de três crianças, ela equilibra a vida profissional e familiar em encontros matinais com seu marido, para falar sobre o desenvolvimento da companhia. "A vida é um caos", admite Amy.
Wendy Tan White & Joe White (Moonfruit)
Após se formar em Ciências da Computação na Imperial College em London, Wendy Tan White foi chamada para ajudar a construir o banco online Egg.com. Foi um projeto que a apresentaria para Joe White e a inspiraria para criar o seu próprio negócio. Em 2000, Wendy fundou a Moonfruit, uma plataforma de desenvolvimento web sob demanda, que fornece uma interface simples para que os usuários pudessem compartilhar suas paixões. Joe e um amigo da faculdade foram seus co-fundadores; Wendy e Joe se casaram logo depois.

A estabilidade financeira da Moonfruit oscilou durante a Crise das Pontocom, momento em que Joe deixou a empresa para trabalhar em tempo integral com a McKinsey. Com ajuda de trabalhos freelancers e financiamento adicional, a Moonfruit se reergueu em 2005.

No meio do crescimento da Moonfruit, Joe voltou e Wendy se afastou da empresa de 2004 até 2008 para criar os filhos do casal. Ela continuou contribuindo para o crescimento da empresa estudando design e desenvolvendo campanhas de mídia.

Quando Wendy voltou ao trabalho, aconteceu a inversão de papéis. Agora, Wendy se tornou CEO e Joe o CFO. Os dois cuidam dos negócios, trabalhando fora do escritório uma vez por semana.

Eles têm um "encontro" semanal à noite e deixam os telefones fora de área ao chegar em casa todas as noites. É um sistema que parece funcionar bem, já que os lucros da Moonfruit em 2012 foram acima de US$ 5 milhões, com uma taxa de retenção 80-90% na plataforma de e-commerce do produto.

Então, veja: amor e empreendedorismo podem, sim, dar muito certo juntos!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares