sábado, 21 de setembro de 2013

Mania de Casal - Decore o quarto de acordo com a personalidade do casal

Você vai decorar seu quarto e quer ter um estilo próprio, que combine com a personalidade do casal?

Estilos dos quartos variam entre clássico, delicado, descolado, tropical ou eclético (Foto: J. Vilhora)

Que tal escolher entre clássico, delicado, descolado, tropical ou eclético? Confira as dicas dos arquitetos Augdan de Oliveira Leite e Adriana Victorelli para cinco estilos diferentes.

Quarto clássico

Para a arquiteta Adriana Victorelli, o quarto clássico deve ter móveis antigos restaurados ou de antiquários combinados com cores sóbrias ou neutras. Quadros e papéis de parede, além de móveis talhados em madeiras nobres, são a cara deste perfil, na opinião de Adriana. Para completar, ela sugere lustres em cristal ou vidro com mistura de cobre ou ferro.

Para Augdan de Oliveira Leite, os móveis devem ter o tom de madeira ou a cor branca. Ele também sugere camas provençais pintadas de branco, acompanhadas de criados-mudos brancos. Para a parede, prefere os tons pastéis. “Os quadros devem ser clássicos, preferencialmente com motivos florais”, diz o arquiteto.

O quarto clássico deve ter móveis antigos restaurados ou de antiquários combinados com cores sóbrias ou neutras (Foto: J. Vilhora)
Ele recomenda o uso de cortina branca de voil com xales florais nas laterais. Para completar, os edredons e travesseiros devem ter muitos babados.

Quarto delicado

Para este perfil, Adriana recomenda móveis claros e almofadas com estampas florais, de borboletas ou listras. O espaço deve ter tons pastéis e iluminação dimerizada. Além disso, o quarto deve contar com lugar para ler ou relaxar.

Augdan aconselha que o ambiente tenha um clima romântico. Para ele, todos os móveis devem ser brancos. Ele sugere uma cama com dossel com fechamento em voil de tom pastel. Os tons pastéis também devem ser usados na roupa de cama. Para as paredes, ele recomenda amarelo claro.

Para quartos delicados, a dica é para o uso de móveis claros e o espaço deve ter tons pastéis e iluminação dimerizada
"Coloque muitos travesseiros e almofadas em cima da cama, além de um rolo de encosto na cabeceira e também use um vaso de flores delicadas. Podem ser artificiais de boa qualidade”, finaliza.
Quarto descolado

O casal descolado pode ter um quarto com tons urbanos, cores fortes e referências de tendências bem atuais. Uma boa dica é ter um espelho, mural ou lousa para recados. Os papéis de parede ou pinturas podem ter cores vibrantes. Adriana aconselha a escolha de uma cama baixa tipo futon, além de pendentes simples e com fios embaraçados.

Augdan sugere que os móveis sejam nas cores preta e branca. “Eleja uma cor, como verde ou azul-marinho, para dar contraste na roupa de cama”, ensina.

O casal descolado pode ter um quarto com tons urbanos, e os papéis de parede ou pinturas podem ter cores vibrantes (Foto: Divulgação)
A cama pode ser do tipo box sem encosto ou com uma cabeceira almofadada. O quarto pode ter uma persiana com xales laterais. Para completar o ambiente, o arquiteto recomenda um painel fotográfico, em preto e branco, na parede.

Quarto tropical

Para Augdan as paredes podem ser brancas, sendo que uma delas pode ser revestida de papel de parede bem colorido. Os tecidos de cortina, edredons e colchas podem ser rústicos ou estampados com temas florais, por exemplo. “Fuja dos temas de frutas”, aconselha.

O arquiteto sugere o uso de Cama box com encosto de madeira forrado em palhinha. Os móveis devem ser, preferencialmente, feitos de fibras naturais. No teto, pode ter um ventilador feito de palhinha.

Neste estilo, os móveis devem ser, preferencialmente, feitos de fibras naturais (Foto: Divulgação)
Atrás da cama, pode-se colocar um painel com paisagem de mar. Outra parede pode ter um painel de fotos do casal coloridas e em preto e branco.

Eclético

Como o próprio nome diz, no quarto eclético pode haver a mistura de vários estilos. Augdan sugere o uso de um globo de espelho no teto. A cama pode ser do tipo box baixinha, no estilo oriental, e ter abajures pretos nas laterais. Para as roupas de cama, pode-se abusar das estampas, como listras conjugando com almofadas lisas, ou estampas da década de 1970 com bolas.

No ambiente eclético, o uso de peças retrô, além de painéis ou fotos na parede, é o mais indicado
Para as paredes, o arquiteto recomenda as cores cinza e branca e, no chão, um tapete bem colorido. Augdan indica o uso de persiana e de peças retrô para dar um charme ao ambiente, como uma poltrona da década de 1970. Para dar um toque final, coloque painéis ou fotos na parede.

Fonte: Revista Zap
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares