quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mania de Casal - A força do lado negativo



Todo mundo sabe que relacionamentos não são fáceis. Seja entre familiares, amigos ou casais, principalmente pelo fator da convivência, de estarem praticamente juntos e viverem a rotina do dia a dia.

Dentro desta rotina das relações, um fator muitas vezes pesa, que é o “lado negativo”. Sim, o lado negativo tem um poder muito acima do positivo e numa reflexão rápida das pessoas do meu convívio, é possível notar isto.

Eu tinha uma mania péssima, admito. Sempre que acabava o papel higiênico do banheiro, eu pegava um rolo novo e não colocava no suporte. Largava o papel higiênico em qualquer lugar. Meu pai, sempre que ia até o banheiro e via o rolo largado, já esbravejava de longe, pois sabia que o autor daquilo era eu. Ele tinha razão de esbravejar.

De tanto tomar bronca, aprendi a lição. Passei em todas as vezes que pegava um rolo novo, colocá-lo no seu suporte, no devido lugar. Fiz isto por tempos (muuuuito tempo!), mas um dia eu esqueci. Tô com a cabeça lá no segundo tempo do jogo de futebol e esqueço. E neste dia meu pai vai lá e vê o rolo largado. Sou obrigado a ouvir que sou um desleixado e blá blá blá. Massssss... todas as vezes que coloquei o papel, não valeram de nada? Não. O lado negativo da minha atitude prevaleceu e a mesma bronca continuou.

Quando estou no trânsito, naquelas avenidas gigantescas e congestionadas, tenho faniquitos. Logo já começo a me enfiar nas ruas paralelas, buscando alternativas para fugir do congestionamento. Muitas vezes dá certo! Muitas! E, também, muitas vezes, dá errado. Já estou parado, se der errado, continuo na mesma. Se der certo, ótimo! Consegui me livrar de alguns minutos no trânsito estressante.

Muitas vezes minha mãe está em minha companhia. Se eu sair da rota tradicional, me enfiar em uma rua e conseguir fugir do trânsito. Nem uma palavra. Nada. Mas basta eu sair da rota tradicional e na rua paralela estar um trânsito estressante para eu ouvir:

- Dá na mesma! A cidade tá tudo parada! Todas as vezes que você tenta fugir do trânsito você cai em outro congestionamento!

Não, não sou carente de atenção. Mas percebo que isto é comum em todo e qualquer tipo de relacionamento pessoal, principalmente entre casais. Não me excluo desta, pois sei que também fico cego para muitas situações positivas da vida.

Onde eu quero chegar é que, num relacionamento, com a “automatização da nossa rotina”, muitas vezes esquecemos de ver e elogiar o esforço daquela pessoa que está ao nosso lado e que só está tentando fazer algo melhor. Mas que eventualmente não dá certo, a pessoa esquece, ou as circunstâncias da vida fazem que a coisa dê errado.

Depois que refleti sobre isto, passei a fazer algo que ficou cômico e hoje é motivo de boas risadas. Todas as vezes que coloco o papel higiênico no suporte, eu dou um grito pra todo mundo ouvir: “Owwwww!! Tô colocando o papel no suporte!”. Já até virei chato de tanto gritar que o papel tá no suporte, mas se um dia eu esquecer, sei que a bronca será menor. Bem menor!

Situações como citei acontecem também entre os casais. Ao invés de pegar no pé do seu amor, tente ver se ele está se esforçando para mudar. Pode ser que atitudes positivas, de mudança para melhor, passaram despercebidas por você e somente as negativas vão lhe chamar a atenção. E quando esta negativa aparece, controle-se. Pois a “força do lado negativo” não pode ser a maior.

Marcel Agarie
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Renata Tristão disse...

Quantas verdades, Marcel. As pessoas estranham eu dizer "obrigada" para tudo. Digo para os meus filhos por uma gentileza do dia a dia, digo aos amigos por me ouvirem, e digo mais de uma vez. Depois de ler seu texto, acho que, mesmo sem perceber, essa foi a forma que encontrei de reconhecer alguns gestos, e "compensar" as minhas reclamações.
Abraços,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares